segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hatha Yoga é Energia Yoga.



Os iogues acreditam que nosso corpo, nosso espírito e nossa alma são cheios de energia vital. Os ossos, os musculos e os órgãos são formas densas de energia. Já a respiração, os pensamentos e os sentimentos são formas de energia mais rarefeita. Quando não estamos tensos e esgotados, vibramos com toda nosa energia de vida. Isto faz com que sintamos pelenamente nosso ser, nosso humor, renovando nossa aura, que pode ser carregada de energia dinâmica, alegre ou ativa, mas também pode perder a força, ficar cansada, tensa...


Se estamos cansados da rotina do dia-a-dia, os exercicios da Hatha Yoga ajudam, com a produção de calor e estimulação da respiração e digestão, a reacender nossa vontade de viver, até que voltemosa nos sentir realmente bem e mais uma vez integrados ao mundo.

Retirado do livro: O poder através da Ioga, Anna Trokes, ed. Vitória Regia.


Ganhar energia ao respirar fundo




Com uma respiração profunda, podemos inspirar até 2,5 litros de ar. Normalmente, quando permanecemos sentados horas a fio, numa postura ruim, ou quando nos movimentamos pouco, nos contentamos com apenas meio litro de ar! Já que necessitamos somente de 20% de oxigênio do ar inspirado, não consumimos muito deste meio litro.



Nenhum espanto, então, se nos sentirmos esgotados e desconcentrados: tudo porque nos falta oxigênio. E, pior ainda: nós não expiramos suficientemente o dióxido de carbono, que é veneno para o nosso corpo.



Não expirando suficientemente, nosso organismo fica debilitado, e ficamos sensíveis a muitas doenças. No Yoga a respiração é muito importante. Toda postura, todo movimento e todo exercício devem fazer com que nossa respiração seja profunda, intensa e regular. Quando ela entra no ritmo, a alma também pode relaxar, pois a respiração e as atividades estão intimamente ligadas.


Retirado do livro: O poder dtravés da Ioga, Anna Trokers, Ed Vitória Régia.